sábado, 27 de junho de 2009

Luxemburgo cada vez pior

Este humilde blog andava abandonado há algum tempo, pois eu estava muito ocupado e enrolado com a maldita monografia da Pós. Não tinha tempo livre de escrever sobre o que eu mais gosto, que é o futebol e por isso andava chateado com a situação. Faltam apenas alguns pequenos detalhes para terminá-lo, mas resolvi dar uma escapada e cuidar um pouco deste xodó.

Muita coisa passou desde o ultimo post. O Corinthians foi Campeão Paulista invicto, a crise chegou ao São Paulo e o Internacional não é mais aquele time que todos pensavam que era. Não vou escrever sobre isso, pois já é notícia passada. O assunto do momento diz respeito a Luxemburgo.

Qual é a minha surpresa quando acesso hoje os principais sites de esportes? Vejo que Luxemburgo foi demitido do Palmeiras por causa de uma simples mensagem no Twitter e outro em seu Blog. Disse que não trabalharia mais com Keirrison e a diretoria convenientemente o dispensou, alegando falta de hierarquia no clube.
Keirrison que negocia com o Barecelona, e o “Professô” Luxa ficou magoado, já que o jogador não teria ligado para elem para dar satisfações. . Sentiu-se traído, pois segurou a onda do jovem, mesmo quando ele caiu de produção e torcida começou a pegar no seu pé.

Coincidência, ou não, o futebol de Keirrison entrou em declínio no mesmo momento em que surgiam os primeiros comentários sobre o interesse do clube Catalão Parece que possibilidade de jogar no clube de seus sonhos mudou seu foco.
Apesar de não acreditar que ele se firmará no Barça, pelo menos por enquanto, creio que a mudança para a Europa fará bem a ele. Keirrison já mostrou que tem qualidade, sendo cotado inclusive para a Seleção Brasileira.

Existe a possibilidade de ele ser repassado ao Valência em troca do espanhol David Villa. Caso seja apenas um empréstimo, vai ser bom para ele se ambientar com o clima da Europa, mas se for em definitivo, não será interessante, já que a equipe está afogada em dívidas e vendendo suas principais peças.

Wanderlei Luxemburgo caiu em sua própria megalomania. Desde 2001 vem alternando bons momentos com outros obscuros. Daquele ano até hoje, conseguiu realizar uma brilhante campanha com o Corinthians no Paulistão, ao assumir a equipe na lanterna e conduzindo até o título. Foi muito bem no Santos e também no Cruzeiro, conquistando a Tríplice Coroa.

Falhou no Real Madrid, na famosa equipe dos galácticos e deixou o Palmeiras na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2002, quando ele próprio desmontou o meio-de-campo, dispensando jogadores importantes. Resultado: Palmeiras rebaixado.
Na última passagem pelo próprio Palmeiras, exigiu a saída de Valdívea e criou um novo time ao final de 2008, indo desacordo com o tal “planejamento” que é exaustivamente pregado. Além disto, como não se esquecer da partida contra o Argentinos Jrs, quando Luxa resolveu dar uns pitacos de comentarista, ao invés de comandar o time na Copa Sulamericana?

Anos antes, no mesmo Corinthians onde foi Campeão Paulista em 2001, fez com que o time perdesse uma Copa do Brasil que estava nas mãos do time. O acontecimento bizarro naquela noite que antecedeu a final contra o Grêmio, foi revelado pelo jogador daquela época, Marcos Senna recentemente. Segundo o jogador, Luxa avistou duas mulheres suspeitas no saguão do hotel e ficou intrigado. Convocou uma reunião com todo o elenco as 2h da manhã para saber quem estava envolvido com aquilo.Desconfiava de Marcelinho, seu desafeto, mas o próprio Marcos Senna disse que desta vez o craque estava limpo, pois dormia no mesmo quarto que ele. O emocional da equipe ficou destroçado e Luxa levou um “nó tático” de Tite, técnico no time gaúcho.

Na época em que comandava o Santos, Luxemburgo trouxe uma baciada de jogadores do Iraty, clube no qual tinha participação. Sinceramente eu não me lembro de nenhum deles ter vingado no futebol, ou no próprio peixe. Este fato não foi muito comentado pela imprensa na época, mas que me parece no mínimo estranho, ou antiético, talvez.
Luxemburgo já foi um ótimo treinador, um dos melhores que já vi. Entretanto, acho que a falta de motivação, os interesses pessoais, além da vontade de aparecer o atrapalham em muito. Sempre trabalhou com medalhões e craques, e dificilmente revela algum jogador da base como faz o Muricy Ramalho, por exemplo. No máximo, pede para contratar jovens de outros clubes e os revende meses depois, como foram os casos de Henrique e Keirrison mais recentemente. Como técnico de campo já não é tão superior e por esses motivos é que seu custo benefício é baixíssimo.

Nenhum comentário: